Seja nosso revendedor!

Conversando com o Responsável Técnico

Verdadeiro ou falso?

Mitos sobre desodorantes e transpiração.

Usamos desodorantes todos os dias com o objetivo de nos mantermos limpos e cheirosos. Mas geralmente nos deparamos com dúvidas: roll-on ou spray? Com ou sem sais de alumínio? Quais substâncias eu devo evitar por serem prejudiciais à saúde?
 

  

 

Karen Marques

Responsável Técnica

CRF SP46209
 
 
1.    A pedra de Alúmen de Potássio é a única alternativa natural para os desodorantes?
Verdadeiro. Se você quer usar algo natural em suas axilas, garantimos a eficiência da pedra Alúmen de potássio. Mas cuidado, nem todas as pedras disponíveis no mercado são verdadeiramente naturais  Existe o Alúmen de amônia (químico) e o Alúmen de potássio sintético, os populares Pedra hume.  A pedra de Alúmen de amônia é inteiramente fabricada assim como a pedra de Alúmen de potássio. Ambas são feitas, ou seja, fabricadas a partir da mistura de sais de alumínio e amônia provenientes da indústria química ou então pó de alúmen e água compactados. O Alúmen de potássio 100% natural se forma em rochas que foram aquecidas em suas reservas de Alunita. Você pode detectar a olho nu quando uma pedra é a natural! O alume natural é translúcido e como é um cristal, você consegue até ver os veios da pedra, pode apresentar algumas irregularidades . Já o sintético é opaco, liso e uniforme. Pelo toque se percebe também. Ah, e não se esqueçam de ler os rótulos, alguns deles apontam a forma sintética dizendo que são 99,9% naturais. 
 
 
2.    Há desodorantes eficazes por 48 horas ou até por 72 horas?
Falso. Nenhum desodorante de longa duração oferece verdadeira proteção por 48 ou 72horas. Não existe mágica, e nenhum desodorante camuflará nossos odores por tanto tempo; essas promessas não passam de uma história do marketing. Mas tampouco é verdadeira a afirmação de que “não existe diferença alguma entre a ação dos desodorantes”. O único critério de eficácia do produto é a quantidade em sais de Alúmen, indica o químico. Ou seja, se você tem uma tendência a transpirar muito, deve optar por um produto com alta quantidade de sais de Alúmen.
 
 
3.    O spray é menos eficaz do que os outros formatos?
Verdadeiro. E a razão é simples: ao contrário do roll-on e do stick, no caso do spray parte do produto evapora no ar durante a aplicação. Mas o spray também tem vantagens: ele proporciona uma agradável sensação de resfriamento após a aplicação e pode ser o mais adequado para pessoas que suam pouco.


4.    Os odores são provenientes do suor?

Falso. Os odores da transpiração se originam de bactérias que crescem no suor. Eliminando-se essas bactérias, não aparecerá odor.

 
5.    A a pedra de Alúmen provoca algum problema de coloração na pele ou na roupa?

Falso. O que amarela a roupa são determinadas substâncias. Um bom exemplo é que, mesmo que transpiremos muito nos pés, as meias não amarelam. Portanto, para evitar que suas roupas fiquem amareladas, o melhor é usar os desodorantes minerais 100% naturais.

 
6.    O Alúmen de potássio tem ação desodorante?

Verdadeiro. O Alúmen de Potássio tem propriedades antissépticas e adstringentes que eliminam as bactérias que são causadoras do mal odor.
 
 
DÚVIDAS FREQUENTES
 
1. O QUE É ALÚMEN DE POTÁSSIO?
 
Alúmen de potássio, potassium alum é um poderoso antisséptico e adstringente natural que é utilizado há mais de dois mil anos nos rituais de beleza e higiene pessoal em toda Europa e Ásia.
 
 
2. COMO ELE É ENCONTRADO?
 
O Alúmen de potássio é um mineral natural obtido a partir da extração da alunita. Hoje em dia encontramos três tipos principais de cristais: o Alúmen de potássio, de origem natural, usado em nossos produtos, o Alúmen de potássio sintético e o Alúmen de amônia, que é a versão fabricada do alume natural.
 
 
3. COMO DIFERENCIAR A VERSÃO NATURAL DA FABRICADA?
 
É muito fácil diferenciar os dois produtos visualmente. Abaixo colocamos uma foto comparando os dois produtos, o Alúmen de potássio e o Alúmen de amônia (o da direita é o de amônia, e o da esquerda é o de potássio, natural). O Alúmen natural (não reconstituído) possui cor mais cristalina e, por serem produzidas artesanalmente, suas pedras possuem um acabamento individualizado e único. Todos os nossos produtos possuem selo de certificação de que a matéria prima não passa por nenhuma transformação química. Já o Alúmen de amônia e o Alúmen de potássio sintéticos possui uma cor mais opaca e, justamente por serem preparadas em linha de produção, normalmente nas fábricas asiáticas, suas pedras têm formas mais ovaladas.
 
4. COMO OS PRODUTOS DA OSMA SÃO ELABORADOS?
 
Todas as etapas de produção são realizadas cuidadosamente à mão, assegurando que o produto é ecológico e está atento ao conceito de sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente. Assista ao vídeo que está disponível em nosso site e confira as etapas. O método de fabricação artesanal permite controlar de maneira individualizada as pedras de Alúmen a fim de verificar seu tamanho e peso. Antes dos lotes serem colocados à venda, as pedras de Alúmen que foram lapidadas e polidas manualmente são submetidas a rigorosos controles microbiológicos e análises bacteriológicas para certificar a total ausência de elementos externos. Os demais produtos também possuem todo esse cuidado e, além disso, o cultivo de suas matérias primas recebe o selo Bio que certifica uma produção ecológica, orgânica e natural.
 

5. QUAL A FORMA IDEAL DE UTILIZAÇÃO DO PRODUTO NAS MINHAS AXILAS?
 
Para o desodorante mineral, deve-se umedecer a pedra antes da aplicação em toda a área das axilas.

Para o desodorante spray, orientamos espirrar bem próximo à pele.

Para o desodorante roll-on, utilizar amplamente em toda a axila.
 

6. COMO ARMAZENAR O DESODORANTE MINERAL?
 
O ideal é deixá-lo destampado em local seco e apenas fechá-lo para transportar. Desse modo a pedra não se desgasta com a umidade.
E o que descobrimos recentemente devido ao relato de uma de nossas consumidoras, é a possibilidade da nossa pedra manchar e reagir com o mármore, pois tanto mármores como os granitos são ricos em Ferro e outros elementos e, quanto mais claro for o mármore ou o granito, maior a presença de Ferro na sua composição. O Ferro, em contato com o Sódio e com o Potássio, pode apresentar reações diversas, como uma oxidação. Portanto pode manchar uma bancada de granito ou mármore, ou queimar o brilho ou corroer o material, dependendo da concentração.
Então, é nosso dever alertar nossos clientes que, em caso de terem em casa bancadas de mármore ou granito, não deixem a pedra de cristal em contato direto, fazendo o uso da própria base da embalagem, ou colocando em cima de uma saboneteira, por exemplo!

 
7. POR QUE DEVO COMPRAR DESODORANTE NATURAL DA OSMA?
 
Nossos desodorantes, nas versões pedra e roll-on com cheiro, são compostos por Alúmen de potássio, que é um mineral 100% natural e que não agride a sua pele e nem o meio ambiente. Além disso, eles permitem que a pele respire e que as toxinas liberadas no suor saiam normalmente, o que é excelente para o equilibrado funcionamento do organismo.
 
 
8. PEDRA HUME É PEDRA-POME?
 
Não, o fato de ambas serem pedras usadas nos cuidados de higiene causa, às vezes, essa confusão. No entanto, elas são muito diferentes. A pedra-pomes é aquela utilizada para esfoliar as plantas dos pés, possuindo superfície áspera e porosa. Já a pedra hume, se for natural, é composta apenas por Alúmen de potássio e geralmente é comercializada após um polimento que a deixa com uma superfície bem lisa.
 
 
9. OS PRODUTOS COM FRAGRÂNCIA APRESENTAM OS MESMOS BENEFÍCIOS DOS SEM CHEIRO?
 
Sim. Os produtos com fragrância aliam os benefícios do Alúmen de potássio com as propriedades da Aloe Vera, Menta, Hamamelis e Sálvia.
Aloe vera: destaca-se pelas propriedades calmantes e hidratantes;
Menta: destaca-se pelas propriedades antissépticas e por causar frescor;
Hamamelis: destaca-se pelas propriedades adstringente, anti-inflamatória, antioxidante, descongestionante e tônica.
Sálvia: efeito secante e refrescante. 
Bambu: rico em aminoácidos 
Flor de Lótus: poderosa ação hidratante
Flor de Laranjeiras: poderosa ação tonificante e energizante
  

10. EXISTE ALGUM EFEITO COLATERAL?
 
Não. Podemos encontrar numerosos estudos científicos que concluem não haver nenhuma ligação entre a utilização de Alúmen de potássio e qualquer doença. Muito pelo contrário, o Alúmen de potássio é conhecido por suas propriedades adstringentes e antissépticas, além de destacar-se pela proteção da epiderme. Ideal para quem possui alergia nas axilas pois se trata de um produto natural. 
 
 
11. O QUE SIGNIFICA PRODUTO HEMOSTÁTICO?
 
O termo “hemostasia” nomeia um conjunto de mecanismos que, juntos, trabalham para interromper e conter sangramentos. E uma das propriedades do sulfato de alumínio presente no alume é contribuir na hemostasia. Por isso temos nosso Stick hemostático, que rapidamente estancará o sangue dos pequenos cortes que podem ocorrer durante o barbear.
 

Karen Marques

Responsável Técnica

CRF SP46209
Pague com
  • PagSeguro V2
Selos

Original UH-ME Comércio Atacadista de Cosméticos, Perfumaria e Produtos de Higiene Pessoal Ltda. - CNPJ: 23.401.459/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2020

LACO AMARELO GIFTS - CNPJ: 23.401.459/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2016
Avenida Mofarrej, 348 - Cj 1504, Vila Leopoldina, Cep: 05311-000, São Paulo, SP
Telefone: (11) 3644-3188

Formas de Envio